terça-feira, 10 de abril de 2012

Porque perdoar?

Já me encontrei com várias pessoas que me comentaram como era impossível para elas perdoar. Mas ao mesmo tempo o “não perdoar” as estava destruindo por dentro. Parece uma contradição, mas sim, muitas pessoas hoje vivem desse modo.
Porque?

Por que perdoar implica em certo modo algo de humilhação, humildade, saber aceitar que ninguém é perfeito, que todos temos defeitos, e que ainda que alguém me tenha feito algo intencionalmente, no fim talvez ele está arrependido. Mas aqui não quero falar do arrependimento da outra pessoa, mas sim da minha parte, da sua parte. EU sou o que tenho que perdoar. Se sempre esperarmos que os demais atuem, nunca ninguém irá fazer nada.

O que aconteceria se Deus não perdoasse as ofensas que cometemos contra ele? O Céu seguramente estaria vazio. Se Deus pode perdoar todas as nossas faltas, quanto mais eu posso perdoar uma falta que comete contra mim alguém que me é próximo.

Acho que isso é bem representado no filme “Warrior”, onde Tommy durante todo filme é alguém fechado pro causa das atitudes de seu pai e seu irmão para com ele há um certo tempo atrás. Tommy não sabia o que era ser feliz porque sele se fechou a essa possibilidade. Ele tinha detrás dele uma atitude muito boa, mas a falta de perdão o fez perder para seu irmão. Uma pessoa que não pode perdoar muito dificilmente será feliz.

Se você quer ser feliz aprenda a perdoar, porque o tirar esse peso do coração te fará feliz! Está nas suas mãos!

Nenhum comentário: