terça-feira, 6 de março de 2012

Jovens que fazem a diferença...

Ryan Hreljac nasceu no Canadá em maio de 1991, ou seja, tem apenas 20 anos. Sua história começa quando tem apenas 6 anos após uma professora em sua aula discorrer sobre as crianças na África e na falta de água que fazia com que crianças morressem de sede, comovido com a história narrada pela professora Ryan quis saber quanto custaria para fazer um poço na África: 70 dólares foi o valor informado pela professora.
 


Quando chegou em casa, foi direto a sua mãe Susan e lhe disse que necessitava de 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas. Sua mãe disse-lhe que ele deveria consegui-los, e foi-lhe dando tarefas em casa com as quais Ryan ganhava alguns dólares por semana. Foram necessários 4 meses.
Finalmente reuniu os 70 dólares e pediu à sua mãe que o acompanhasse à sede da WaterCan, uma ONG que perfurava poços na África, para comprar seu poço, mas, foi informado que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares.
Sua mãe Susan, lhe informou que não teria como arrumar esse dinheiro, mas Ryan não desistiu, saiu pelo bairro tentando arrecadar fundos e fazer pequenos serviços para conseguir dinheiro, assim com a ajuda de parentes, vizinhos e amigos conseguiu os 2000 dólares e em janeiro de 1999 foi perfurado um poço em uma vila ao norte de Uganda. 
 
 


Um ano depois da construção do poço Ryan ganha de seus pais uma viagem para Uganda pois Ryan quer conhecer a realidade de perto, e seus pais ficam sensibilizados pois Ryan continua arrecadando fundos e animado com a contrução do poço. Ao chegar é aplaudido por milhares de crianças e se assusta ao saber que todos o conheciam a resposta do guia foi: Todos que vivem a 100 Km ao redor do poço sabem sobre vc e o levam ao poço onde está escrito: “Poço de Ryan. Financiado por Ryan Hreljac. Para a comunidade de Angolo”.


Ryan continuou arrecadando fundos e em 2001 criou sua própria fundação a   Ryan’s Well Foundation, ajudou a construir mais de 667 poços e 715 latrinas, levando água potável e saneamento básico para mais de 714 mil pessoas. A fundação encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água. 
Ryan é reconhecido pela Unicef como líder global da juventude e estuda para ser engenheiro hidráulico. 


“Eu adoro ouvir mais exemplos de pessoas que apenas fizeram o que elas queriam fazer e não ligaram se não iriam resolver o problema todo ou não iriam fazer o maior impacto sobre o mundo, mas foram ingênuas o suficiente para fazer o que eu fiz quando eu tinha seis anos. E é incrível o que pode acontecer ao longo do tempo.” Ryan Hreljac.
Ryan é um exemplo de que não adianta orar e esperar um anjo vir do céu, mas sim que cada um tem nas suas mãos a oportunidade de mudar o mundo!
 

Nenhum comentário: