segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Por que os padres não podem se casar?



Essa é hoje uma das perguntas que as pessoas mais gostam de fazer aos padres, porque para muitos é algo sem sentido. “Seria muito mais fácil e a Igreja evitaria muitos dos problemas de hoje com isso” alguns dizem. Na verdade não é que o sacerdote não possa se casar, mas sim que ele por opção própria decidiu renunciar ao matrimônio, dando sua vida totalmente a Deus.

O homem por sua natureza humana é imcompleto, e encontra a sua realização no amor, quando usando sua liberdade encontra na pessoa da mulher aquilo que lhe falta, a feminilidade,  assim podemos dizer que o homem se realiza quando em sua vida une-se a mulher, mas quando falamos das pessoas consagradas a realização acontece no ato de doar-se por amor ao ideal que Deus tem para a sua vida, uma doação por amor em busca do Amor, que é o próprio Deus. Daqui sai o primeiro argumento, o celibato (do latim caelebs, solteiro), é uma opção pessoal, a pessoa que promete isso aceita viver celibe por toda a sua vida.
E o motivo mais importante é o fato de que, o sacerdote é a imagem de Cristo no Mundo, é um outro Cristo. Nosso Senhor foi celibe em sua vida terrena escolhendo viver inteiramente pelo Reino de Deus, isso é explicado muito bem pelo nosso Papa Bento na Exortação Apostólica pos-sinodal, “Sacramentum Caritatis”, de 22 fev 2007. Diz o Papa:
“O fato de o próprio Cristo, eterno sacerdote, ter vivido a sua missão até ao sacrifício da cruz no estado de virgindade constitui o ponto seguro de referência para perceber o sentido da tradição da Igreja Latina a tal respeito. Assim, não é suficiente compreender o celibato sacerdotal em termos meramente funcionais; na realidade, constitui uma especial conformação ao estilo de vida do próprio Cristo. Antes de mais, semelhante opção é esponsal: a identificação com o coração de Cristo Esposo que dá a vida pela sua Esposa. Em sintonia com a grande tradição eclesial, com o Concílio Vaticano II e com os Sumos Pontífices meus predecessores, corroboro a beleza e a importância duma vida sacerdotal vivida no celibato como sinal expressivo de dedicação total e exclusiva a Cristo, à Igreja e ao Reino de Deus, e, consequentemente, confirmo a sua obrigatoriedade para a tradição latina. O celibato sacerdotal, vivido com maturidade, alegria e dedicação, é uma bênção enorme para a Igreja e para a própria sociedade.”(n.24)
E por fim para que vejamos que não só os católicos apreciam o celibato, Mahtma Gandhi falando sobre o celibato sacerdotal disse: “Vocês erram não reconhecendo o valor do celibato: eu penso que é exatamente graças ao celibato dos seus sacerdotes que a Igreja católica romana continua sempre vigorosa”. (Tomás Tochi, “Gandhi, mensagem para hoje”, Ed. Mundo 3, SP, pp. 105ss,1974).

Nenhum comentário: