quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Comentando filmes....

Só eu posso viver para sempre!
A escolha de Voldemort



Tom Riddle sem duvida, foi um bruxo excepcional desde pequeno, mas desde pequeno a sede de poder o levou até o loado escuro da magia. Estando como estudante em Hogwarts ele liberou o basilisco escondido na cámara secreta, matando a uma estudante, e buscou no Profº Horácio Slughorn a resposta de como fazer uma Horcrux. A sede de poder destruiu, se assim o podemos dizer, a bondade que restava em seu coração.

                Quando começou sua ascensão ao poder juntou muitos seguidores, sendo os mais fiéis, os comensais da norte. Agora, é importante perguntar-ser porque os comensais seguiram a “Voldemort”? Por admiração ou medo? Seguramente muitos deles viram no Lord das Trevas uma oportunidade de manifestar as ideologías puritanas que tinham, mas pode-se perceber até mesmo erm Belatrix, sua mais fiel seguidora, o medo. Muitos uniram-se a ele para não morrer. Lendo osl ivros, vemos que aqueles que não quiseram unirs-e a ele depois de seu ressurgimento, foram assassinados (Ex: Igor Karkaroff, director do Instituto de Durmstrang).




                O poder o fechou em si mesmom e isso foi o que o derrotou, pois no final vemos a traição dos Malfoy sempre tão fiéis a ele, e dos comensais da norte que por medo começam a escapar. Teriam sido eles então, fiéis por admiração?

Ao final do sétimo livro antes de matar a Snape, ele diz: “Só eu posso viver para sempre”.  Todos os seus seguidores foram para ele um meio para chegar àquilo que quería. Ou seja que podemos dizer que ele construiu sua própria derrota.

E a autora do livro nos diz o porque no final ele perde, assim como São Paulo já dizia na Sagrada Escritura: “Se eu não tenho amor nada sou!”. A falta de amor o levou a querer poder e a falta de amor, o não saber amar aos demais, o destruiu.



Assim é como termina a história de Tom Servolo Riddle, Lord Voldemort, Herdeiro de Salazar Sonserina – destruido por um menino uma vez salvo pelo amor de sua mãe….


Creio que a história de Voldemort nos fala muito do quão trágica pode ser a vida de uma pessoa sem amor. Por isso não nos fechemos ao amor, mas busquemos cada dia a aprender a amar mais os outros.

Um comentário:

Giuvani Watte,LC disse...

Tenho lido a série completa de Harry Potter e sou do parecer que Valdemort tem sempre utilizado seus seguidores para alcanzar os seus fins e não hesitou em eliminar esse ou aquele quando as coisas não saiam como ele queria. É um retrato perfeito de uma relação baseada em interesses e não no amor. Assim também age o demonio hoje em dia. Ele promete poder e alegria com as suas tentações mas o unico que busca é separar-nos de Deus. Cristo por outro lado não baseia sua relação conosco em interesses mas num amor puro e total e a prova disso está na cruz. Cristo não nos elimina quando falhamos mas nos oferece o seu perdão e carinho e isso é o que significa a palavra AMOR!